Tire todas as suas duvidas sobre exames

Dúvidas sobre exames e curiosidades


                                                               

QUAL É MEU FATOR RH?

No início do pré-natal, o médico vai pedir vários exames de sangue de rotina, e um deles é o de tipagem sanguínea, para descobrir qual é seu grupo sanguíneo (A, B, AB ou O) e se você é fator Rh positivo ou negativo. 

Quem é Rh positivo possui uma proteína chamada antígeno D na superfície dos glóbulos vermelhos. Quem não tem esse antígeno é Rh negativo. 

A maioria das pessoas é Rh positivo, mas a frequência varia de acordo com a raça. Entre a população caucasiana mundial, a proporção é de 85 por cento, mas ela é de 94 por cento entre os africanos e de cerca de 90 por cento entre os asiáticos. No Brasil, por volta de 95 por cento da população é Rh positivo. 

O fator Rh só é importante na gravidez se a mãe for Rh negativo e o bebê for Rh positivo (a criança pode herdar essa característica se o pai for Rh positivo). Se o sangue do bebê entrar na sua corrente sanguínea, seu sistema imunológico pode reagir contra o antígeno D do sangue do bebê, como se ele fosse um "invasor", e produzir anticorpos contra ele. 

Esse fenômeno é conhecido como "sensibilização" e, embora normalmente não cause problemas numa primeira gravidez, se você ficar grávida de novo e o bebê também for Rh positivo, os anticorpos do seu sistema imunológico podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebê, provocando anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança. 

O problema recebe o nome de doença hemolítica perinatal, ou eritroblastose fetal.

COMO O SANGUE DO BEBÊ ENTRA NO MEU SANGUE?

Em determinadas circunstâncias, o sangue do bebê pode se misturar com o seu, provocando a sensibilização:

Se você tiver uma gravidez ectópica, ou tubária, ou seja, fora do útero (nas trompas, colo do útero, abdome)

Em caso de sangramento vaginal ou aborto espontâneo após 12 semanas de gravidez

Na realização de exames invasivos como a biópsia do vilo corial ou a amniocentese (exames para coleta de células fetais)

Se você sofrer um forte impacto na barriga durante a gravidez e houver sangramento

Durante o parto, é muito provável também que seu sangue e o do bebê entrem em contato, especialmente em caso de cesariana, de um parto normal difícil ou de remoção manual da placenta.

É POSSÍVEL EVITAR A PRESENÇA DOS ANTICORPOS ANTI RH ?

Se você produzir os anticorpos uma vez, eles permanecerão para sempre no seu sangue, por isso é importante evitar que eles sejam produzidos. Felizmente é possível fazer isso com uma substância chamada imunoglobulina anti-D, que é dada na forma de injeção muscular, normalmente na coxa. 

Essa espécie de vacina age destruindo rapidamente qualquer célula do bebê que esteja na sua circulação, antes que você comece a produzir anticorpos. Isso significa que você não terá anticorpos que possam causar a eritroblastose fetal, nem nesta gravidez nem nas posteriores. 

A vacina anti-D vem sendo usada há muitos anos, e pode ser aplicada sempre que houver alguma possibilidade de sensibilização. 

Converse com o médico no começo da gravidez para se informar com tempo se vai precisar da vacina e pergunte também sobre a possibilidade de obtê-la gratuitamente pelo SUS do seu Estado. Se na sua região houver distribuição através de farmácias de alto custo do governo, você e o médico terão que preencher uma série de formulários para que você ou um representante possam retirar a vacina (pelo fato de ser vacina, será necessário levar ao posto um isopor com gelo dentro para armazená-la no momento da retirada). 

Se você já possui os anticorpos (o que pode ser verificado num exame de sangue), não receberá a vacina, porque ela só tem utilidade para evitar a fabricação de anticorpos -- não destrói os que já existam. 

COMO VOU SABER SE TENHO OS ANTICORPOS ANTI-RH?

Seu médico vai pedir um exame de sangue logo que você engravidar, para verificar a presença de anticorpos, e um novo exame por volta de 28 semanas de gravidez. Se forem detectados anticorpos, sua gestação será monitorada para detectar possíveis sinais de anemia no bebê.

O QUE ACONTECE QUANDO O BEBÊ NASCE?

Logo depois do nascimento, é realizado um exame de sangue no bebê para determinar o tipo sanguíneo e o fator Rh. A amostra de sangue é tirada do cordão umbilical. 

Se o bebê for Rh positivo, você receberá outra injeção de imunoglobulina anti-D. Ela deve ser aplicada no máximo até 72 horas após o parto para que sua resposta imunológica não seja acionada. 

Seu sangue também será testado logo depois do parto para detectar a presença de anticorpos. 

Caso sejam encontradas grandes quantidades, pode ser necessária uma dose maior de imunoglobulina anti-D. Se o bebê for Rh negativo como você, a vacina não será necessária. 

No caso de eritroblastose fetal já instalada, ou seja, se não tiverem sido tomados os cuidados de prevenção durante a gestação, o tratamento no bebê inclui transfusões de sangue. 

 

Escrito para o BabyCenter Brasil

Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

         HEPATITES VIRAIS

As hepatites são doenças graves que afetam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os cinco principais tipos (A,B,C, D e E) são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra.

As hepatites geralmente não apresentam sintomas. Quando aparecem podem provocar cansaço, tontura ou ânsia de vômito. Muitas vezes, a pele e os olhos ficam amarelados, a urina escura e as fezes mais claras.

Em alguns casos, como nos das hepatites B, C ou D a pessoa pode levar anos para perceber que está doente.

A hepetite B é uma doença sexualmente transmissível - DST. E assim como a hepatite C, pode ser transmitida pelo sangue.

A recomendação geral é a que as pessoas que trasam sem camisinha, compartilham agulhas ou seringas ou que tenham feito transfusão de sanguem antes de 1993 devem procurar um posto de saúde e realizar o teste de hepatite. O diagnóstico e o tratamento precoce pode evitar a evolução para cirrose ou câncer de fígado.

COMO EVITAR A HEPATITE A e E

  • Utilize agua filtrada e lave bem os alimentos. Essas são as melhores formas de prevenir as hepatites A e E.
  • Lave as mãos com agua e sabão antes de comer e depois de ir ao banheiro.
  • Beba água filtrada ou fervida.
  • Lave bem os alimentos, frutas, verduras e legumes, principalmente quando for comê-los crus.
  • Cozinhe bem mariscos e frutos do mar.

COMO EVITAR AS HEPATITES B,C e D

  • Não compartilhe agulhas e seringas e equipamentos para drogas.
  • Não use lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas.
  • Use seus próprios instrumentos de manicure e pedicure.
  • Exija materiais esterelizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, serviço de saúde ( exames, endoscopia, odontologia) e etc.
  • Use sempre camisinha!

EXISTE VACINA PARA HEPATITE B

A vacina contra hepatite B está disponível nos postos de saúde para crianças e adolescentes menores de 20 anos, profissionais de saúde, manicure e pedicure, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do virus da hepatite C, portadores de HIV, portadores de DST, gestantes, caminhoneiros, policiais, dentre outros.

Quem se vacinou contra a hepatite B está protegido da hepatite D.

Ainda não existe vacina contra a hepatite C e E, ao contrário do que muita gente pensa quem já teve hepatite A não está livre de pagar outros tipos de hepatite.

GESTANTES

A gestante com hepatite B pode transmitir a doença para o bebê. Vacine o recém-nascido ainda na maternidade, preferencialmente nas 12 primeiras horas de vida.

NÃO FIQUE NA DÚVIDA, FAÇA O SEU TESTE!

 

 

 

                                          

SINTOMAS DA DENGUE

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

DENGUE CLÁSSICA

Febre alta com início súbito.
Forte dor de cabeça.
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Perda do paladar e apetite.
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Náuseas e vômitos·
Tonturas.
Extremo cansaço.
Moleza e dor no corpo.
Muitas dores nos ossos e articulações.

DENGUE HEMORRÁGICA

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas.
Vômitos persistentes.
Pele pálida, fria e úmida.
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Manchas vermelhas na pele.
Sonolência, agitação e confusão mental.
Sede excessiva e boca seca.
Pulso rápido e fraco.
Dificuldade respiratória.
Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

DENGUE NA GESTAÇÃO

A gestante deve ter atenção redobrada em relação a dengue pois em alguns casos seu bebê já pode nascer infectado.

Infelizmente, a dengue ainda é um grande problema no Brasil e com o verão chega a ameaça de uma nova epidemia. Se a dengue representa um perigo para a população, para as grávidas a situação é ainda pior. Isso porque nesse período a mulher fica naturalmente com a imunidade mais baixa e as complicações da doença podem ser bastante graves.

O QUE PODE ACONTECER SE A GRÁVIDA É INFECTADA PELA DENGUE NO INÍCIO OU NO MEIO DA GRAVIDEZ?

Se a contração do vírus acontecer no inicio da gravidez há chances de ocorrer um aborto. Quando a contaminação é no meio da gestação, a dengue não é transmitida para o feto nem compromete seu desenvolvimento, mas pode provocar um parto prematuro. Também há chances de complicações para a mãe e os cuidados devem ser redobrados para evitar hemorragias, problemas no fígado e convulsões.

COVID-19*

 *TESTE RÁPIDO*
*O que é e qual o diferencial do teste rápido para COVID-19*?
É um teste sorológico rápido que usa o método imunocromatográfico para identificar a presença de anticorpos IgG e IgM em pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2.
*Com isso é possível saber o resultado em apenas 30 minutos.

*Como funciona o teste rápido para COVID-19*?
O Teste rápido sorológico deve ser aplicado a partir do 7° dia de sintomas, tempo necessário para se produzir anticorpos, se houver infecção.

 *SOROLOGIA IgG e IgM para COVID-19*
Os testes sorológicos para COVID-19 são testes para detecção de anticorpos das classes IgA, IgM, e IgG produzidos pelo organismo após a infecção pelo Coronavírus 19.
O exame e feito no soro e a coleta do sangue???? deverá ser feita a partir do 7° dia de sintomas, o resultado será liberado em até 5 dias.

Agende sua coleta em uma de nossas unidades
Araguatins (63)3474-3037 e/ou (63) 99972-7522
Augustinópolis (63) 3456-1418 e/ou (63)999991418
Xambioá (63) 3473-2280 e/ou (63) 99983-5464

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br
Instagran: araguaialaboratorio
facebook. Laboratório Araguaia

INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE E DETERMINAÇÃODE VÍNCULO GENÉTICO
.
.
A necessidade de se estabelecer relações de vínculo genético e determinação de paternidade
frequentemente surge em contextos legais, sociais ou médicos, sendo os testes genéticos a única forma de comprovar tais relações de maneira efetiva.
.
É de suma importância que o teste seja baseado em critérios e parâmetros que garantem a confiabilidade dos exames e dos processos, desde a coleta das amostras até a liberação dos resultados.
.
Os testes mais comumente usados no Estudo de Determinação da Paternidade (DNA) empregados nesse contexto são: .
.
TRIO :
Exame de DNA para investigação de paternidade onde são utilizadas amostras biológicas da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai indicado no exame.
DUO :
Exame de DNA que utiliza amostras biológicas de somente dois indivíduos, ou seja, amostras do(a)
filho(a) e do suposto pai para a determinação da paternidade. Esse exame pode ser empregado também para confirmação de vínculo de maternidade, utilizando-se amostra do(a) filho(a) e da suposta mãe.
.
Benefícios
.Exames de TRIO e DUO são liberados com probabilidade mínima de paternidade de 99,9999% e 99,99% respectivamente. . Para execução do exame de DNA podem ser utilizados materiais biológicos diversos, tais como:
sangue, swab bucal e ossada, garantindo flexibilidade no momento da coleta.
.
.
DETERMINAÇÃO DE VÍNCULO GENETICO: Quando o suposto pai já faleceu o exame de paternidade é realizado analisando o DNA dos parentes biológicos de primeiro grau do falecido. Os dados genéticos deles são utilizados para reconstruir o perfil genético do suposto pai falecido. Estes dados, em seguida, são comparados com o DNA do(a) suposto(a) filho(a) testado(a). O exame de paternidade por meio da reconstrução genética utilizando parentes é mais rápido, mais econômico e igualmente confiável em comparação ao exame baseado em exumação do cadáver do falecido.
.
Mais informações em nossas unidades:
Araguatins: (63) 99972.7522 (63) 3474.3037
Augustinopolis: (63) 99999.1418 (63) 3456.1418
Xambioá: (63) 3473.2280 (63) 9983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

A Hepatite é um grave problema de saúde pública e pode ser causada por medicamentos; doenças autoimunes, metabólicas e genéticas; álcool; substâncias tóxicas e vírus. Apesar de grandes avanços no diagnóstico e tratamento, as hepatites virais continuam entre as causas mais comuns de doença aguda e crônica do fígado, sendo a maior causa de transplantes hepáticos do mundo.

???? A evolução das hepatites virais varia conforme o tipo de virus, as mais comuns no Brasil são as causadas pelos vírus A, B, C e raramente D. Existe, ainda, o vírus E, mais frequente na África e na Ásia. Hepatites B e C são transmitidas por contato com sangue contaminado, sexo sem proteção, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha, outros objetos perfurocortantes, além da transmissão de mãe pra filho na gestação, parto e amamentação. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.

???? As hepatites virais podem ser confundidas com outras doenças, sejam elas infecciosas ou não, como, por exemplo, dengue, sífilis secundária, dentre outras. Daí a importância da precisão do diagnóstico laboratorial. Testes bioquímicos identificam um aumento significativo das enzimas do fígado, como as transaminases, devido à destruição do tecido hepático; exames sorológicos detectam anticorpos contra o vírus no soro e análises de biologia molecular identifica o vírus.

????Arraste e veja no quadro ao lado os métodos mais utilizados para o diagnóstico das hepatites virais

Fonte : https://www3.hermespardini.com.br/pagina/599/primeira-analise---hepatites-virais---metodos-diagnosticos.aspx

?? Cuide de sua saúde, CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO e venha fazer seus exames em uma de nossas unidades:

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis:

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

A Infecção pelo HIV 1 e 2 leva a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - SIDA (AIDS). O HIV- Vírus da Imunodeficiência Humana pertence ao gênero Lentivirus e a família Retroviridae .
O HIV 1 e HIV 2 são tipos distintos do vírus. A maioria das infecções pelo HIV 1 ocorre durante a relação sexual por meio das mucosas do trato genital ou retal.
???? Após a transmissão há um período de aproximadamente 10 dias denominada fase eclipse (janela imunológica), nessa fase o RNA viral não é detectado no plasma do indivíduo infectado.
???? Como na maioria das infecções virais a primeira classe de anticorpos produzida durante uma resposta imune primária é na imunoglobulina M (IgM) que logo é substituída pela produção de imunoglobulina G (IgG) que persiste por anos caracterizando a infecção crônica.
????Falso-positivos podem ocorrer em testes imunoenzimáticos nos pacientes com anticorpos anti-HLA DR4, outras viroses, vacinados para influenza, hepatites alcoólicas, portadores de distúrbios imunológicos, neoplasias, multíparas e politransfundidos.
???? Filhos de mãe HIV positivo tem anticorpos maternos, não sendo, pois, a sorologia definitiva no diagnóstico.
???? Os testes imunoenzimáticos tem sensibilidade e especificidade em torno de 98%. Assim, testes imunoenzimáticos positivos de forma isolada, não podem ser considerados como diagnóstico de infecção pelo HIV, sendo necessária a realização do Western Blot como teste confirmatório.
???? É importante observar dois pontos:
- Em caso de resultados não reagentes e persistindo a suspeita clínica novo teste sorológico deve ser realizado 30 dias após o primeiro, devido a possibilidade desta variação da janela.
- Em caso de reatividade nesses testes de triagem, outros testes (confirmatórios) são necessários.
.
?? HIV/AIDS - Se a dúvida acaba, a vida continua - Faça seu exame
.
?Para maiores informações procure uma de nossas unidades:?
Araguatins: (63) 99972.7522
(63) 3474.3037
Augustinopolis:
(63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br 

 

O QUE É EXAME TOXICOLÓGICO?

É uma exigência a todo o motorista que pretende obter a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, – nas categorias: C, D ou E. Tornou-se obrigatório após a publicação da Lei Federal 13.103/2015 (Lei do Caminhoneiro ou Lei do Motorista) válida em todo o Brasil desde Março de 2016. O exame exigido para fins de emissão de CNH detecta o uso de drogas em um período que pode variar entre 90 e 180 dias antes da coleta (exame toxicológico de larga janela de detecção) e somente esse tipo de exame atende a determinação da Lei para obtenção e renovação da CNH.

Assim, o motorista deve submeter-se ao exame toxicológico nos casos de:

?Obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH C, D ou E

?Alteração de categoria da CNH

?Renovação da CNH

?Nas admissões e desligamentos de motoristas profissionais contratados no regime CLT. (Exigida após 2017)

????COMO O EXAME É FEITO?

O exame toxicológico só pode ser realizado em laboratórios devidamente credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). Ele é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelo (mecha de cabelo próximo à raiz) ou pelo (raspa-se pelos de uma parte do corpo: peito, pernas, braços ou axilas). Como é um procedimento livre da utilização de agulhas, o exame é indolor e não invasivo, tornando-se impossível perceber que o doador realizou o exame.

????O EXAME REQUER ALGUM TIPO DE PREPARAÇÃO?

Não requer nenhum tipo de preparação prévia e além disso o uso de produtos como gel, desodorante, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam no resultado do teste, assim como tinta, produtos de alisamento, etc. O cabelo só não pode estar molhado ou úmido e deve ter pelo menos 3 cm de comprimento (exceto apliques).

?OBS: Vá pra coleta com roupas confortáveis que facilitam o acesso para o coletor ver a região com maior concentração de pelos.

????O EXAME DETECTA QUE TIPO DE SUBSTÂNCIA?

Em princípio, a análise é feita a partir da queratina que armazena os metabólitos resultantes do consumo de substâncias psicoativas, e chegam ao cabelo e aos pelos através da corrente sanguínea. É uma metodologia 100% confiável, sem ‘falsos positivos'.

Detecta as seguintes substâncias psicoativas:

?Drogas recreacionais (substâncias ilícitas):

Maconha e derivados; Cocaína e derivados (Crack, Merla e outros); Anfetaminas (rebites);

Metanfetaminas, MDMA e MDA (Ecstasy).

?Inibidores de apetite:

Anfepramona; Mazindol; Femproporex.

?Analgésicos à base de opiáceos e substâncias derivadas: Codeína; Morfina; Heroína; entre outros.

????REMÉDIO PRESCRITO PODE REPROVAR NO EXAME?

Algumas substâncias detectadas pelo exame toxicológico podem ser prescritas por um médico para tratamentos específicos.* Nesses casos, o motorista deverá apresentar a receita médica no momento da coleta*. Além disso, a Lei demanda que o condutor mostre a receita do medicamento no momento do exame de vista. Desta forma, ficará devidamente atestado que o consumo da substância é justificada pelo uso de medicamento para tratamento médico, a fim de impedir que o motorista reprove no exame toxicológico.

????ÁLCOOL E CIGARRO SÃO DETECTADOS?

A lei não exige a detecção do consumo de energéticos, antidepressivos, álcool, anabolizantes, calmantes e similares.

????AMOSTRA DE CABELO OU DE PELO, QUAL É A DIFERENÇA?

O exame é baseado em amostras de queratina e é o único método de comprovação de consumo de droga aceito pelo DENATRAN. Entretanto, há uma diferença entre o exame realizado por meio da análise de cabelo e de pelo, que é a janela de detecção causada

pelo ritmo de crescimento:

?PELOS - Um pelo corporal completa seu ciclo total, chegando à queda, em aproximadamente 6 meses (180 dias). Por esta razão, o exame realizado por meio de amostra de pelo, não apontará análise com período inferior a 180 dias.

?CABELOS - Já o cabelo, por ter um crescimento contínuo, tem a janela de detecção determinada pelo comprimento, a contar da raiz do cabelo. Por ex: o cabelo cresce, em média, 1.3 cm por mês, para conseguir analisar um período de 90 dias, é necessário que o cabelo tenha o comprimento mínimo de 3 cm.

?UNHAS - É importante destacar que os testes com amostras de unhas são realizados apenas quando o candidato apresenta condições clínicas que o impossibilitam dispor de outro tipo de amostra. Por exemplo, no caso de pessoas que sofrem de alopecia universal, ou alguma outra condição que impeça o crescimento de pelos ou cabelos.

????FICAR PERTO DE QUEM ESTÁ USANDO DROGAS AFETA O RESULTADO?

Permanecer próximo de alguém que esteja consumindo droga, não oferece risco de alteração no resultado do exame. Quando a amostra chega para análise, ela passa por um processo intensivo de repetidas lavagens. Somente a parte interna do cabelo, onde se depositam os metabólitos, por meio da irrigação sanguínea, é analisada.

????QUANTO TEMPO APÓS O CONSUMO, A DROGA É DETECTADA PELO EXAME?

As substâncias ingeridas, geralmente, levam, em média, de 6 a 7 dias para serem totalmente absorvidas pela queratina contida nos bulbos capilares. Desta forma, não é possível detectar a droga assim que ela acaba de ser consumida.

???? EM QUANTO TEMPO O RESULTADO FICA PRONTO?

Em aproximadamente 10 dias contando o tempo de envio da amostra. Entretanto, este é o prazo médio para exames com resultado negativo. Quando é encontrado algum vestígio de substância psicoativa, o processo de análise é refeito para garantir uma checagem ainda mais minuciosa. A análise confirmatória elimina qualquer dúvida, não restando chances para equívocos, e por isso, caso dê exame positivo, pode haver uma pequena variação no prazo de entrega do resultado.

???? IMPORTANTE????

A utilização de drogas é extremamente prejudicial à saúde do usuário e a segurança de todos à sua volta, portanto, não é recomendado, sob nenhuma hipótese, o consumo de tais substâncias.

??A Lei do exame toxicológico surgiu para proteger a vida dos motoristas profissionais e de todos os outros que circulam diariamente pelas rodovias nos quatro cantos do Brasil????????.

Fonte: www.exametoxicologico.com.br/

????Para maiores informações procure uma de nossas unidades:????

?Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

?Augustinopolis:

(63) 99999.1418

?Xambioá: (63) 3473.2280

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

Exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU)

????O que é?- É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal, colpocitologia oncótica cervical ou "Papanicolaou" cujo nome é uma homenagem ao patologista, que criou o método no início do século 20.

???? Sua Importância?

- Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico do Câncer de colo do útero, antes que a mulher tenha sintomas, reduzindo a mortalidade, além disso, nesse exame é possível diagnosticar agentes infecciosos tais como bactérias, fungos, parasitas e vírus;

????O exame PCCU causa dor?

- Geralmente ele é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto.

????Como se preparar para o exame?

- Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitando também por 2 dias o uso de duchas, cremes vaginais e anticoncepcionais locais. Não pode estar menstruada.

???? E as Mulheres grávidas? - Também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. Mas devem informar a gravidez no momento do cadastro.

????Como é feito o exame?

· ? realizada uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula e uma escovinha;

· O material colhido é enviado para análise de especialistas.

????Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?

- Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, principalmente entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente e depois o intervalo é definido a critério médico.

????O que fazer após o exame?

- Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.

????????Importante ????????

Os sintomas do câncer do colo do útero só aparecerão em fase já adiantada da doença tais como sangramento e dor nas relações sexuais.

????Venha fazer seu exame de PCCU conosco em uma de nossas unidades:

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

Falando sobre o Câncer de Mama...

????A postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo e no reconhecimento de alterações suspeitas é muito importante para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A mulher precisa ter o hábito de se tocar e conhecer o que é normal em suas mamas e assim perceber alterações suspeitas de câncer.

????A boa notícia é que com o avanço da ciência já e possível ampliar esse diagnóstico seja por exames de imagem como a mamografia ou também por testes genéticos.

????A seguir vamos falar um pouco destes últimos:

????Painel BRCA 1 e BRCA 2 - O que é?

- Exame molecular capaz de identificar as principais alterações nos genes BRCA1 e BRCA2, diretamente envolvidas na etiologia de vários tipos de câncer hereditários, sendo os mais comuns: Câncer de Mama, Ovário, Próstata e o Câncer de Pâncreas.

????Para que serve?

Neste exame é realizada a investigação dos principais tipos de variantes identificados nos genes BRCA1 e BRCA2 que aumentam o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.

-Os resultados favorecem o diagnóstico molecular de pacientes com câncer e permitem a identificação de pacientes e familiares que possuem risco aumentado para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer hereditário.

- Esse resultado pode apoiar o médico na definição de uma conduta diferenciada, que pode ir desde o rastreamento intensivo favorecendo o diagnóstico precoce, à definição da necessidade, do tipo de cirurgia e do tratamento mais adequado, até ao aconselhamento genético de toda a família.

????Consulte sempre o médico da sua confiança.

????????????????????????????????????????????????????

Para maiores informações procure uma de de nossas unidades:

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

A IMPORTÂNCIA DO TESTE DO PEZINHO NA VIDA DO SEU BEBÊ????

????O teste do pezinho permite o diagnóstico precoce de até cem doenças que seu bebê pode ter desde o nascimento, mas que não apresentam sintomas até que ele complete quase um mês de vida.

???? Ao descobrí-las logo no início, há melhores opções de tratamentos específicos, além de maiores chances de diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis.

????Existem vários tipos de teste do pezinho, que variam de acordo com a tecnologia utilizada e a quantidade de doenças detectadas:

????Básico - 12 doenças

????Ampliado - 30 doenças

????Plus - 33 doenças

????Master - 38 doenças

????Expandido- 60 doenças

????Completo- Mais de 100 doenças

????O teste do pezinho não oferece nenhum risco e quase não dói. A coleta do sangue é feita em poucos minutos, utilizando um papel-filtro especial, e só são necessárias algumas gotas para diagnosticar a saúde que o bebê terá adiante.

????Quando coletar?

A amostra deve ser colhida entre o 2º e o 5º dia de vida do bebê. Nessa janela de tempo, é possível desmascarar as doenças mais facilmente, mas o teste não é invalidado quando a coleta é tardia. O teste do pezinho é o primeiro carinho que você pode dar ao seu bebê.

????Proteção além da barriga:

Ainda na gestação, a placenta protege o bebê de metabólicos tóxicos e auxilia a nutrição. Por isso, muitas doenças são indetectáveis enquanto o bebê ainda está na barriga. Quando a criança nasce, não há mais essa ajuda fisiológica da mãe, e elas podem se manifestar.

Fonte: saude.hermespardini.com.br/teste-do-pezinho

????????????????????????????????????????????????????

O TESTE DO PEZINHO é a primeira demonstração de cuidado. Agende o do seu bebê em uma de nossas unidades:

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

(63) 99983.5464

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

DIABETES é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, um hormônio produzido no pâncreas que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

????Tipos mais comuns:

???? DIABETES tipo 1

-? uma doença crônica não transmissível, hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil.

- De causa desconhecida, costuma aparecer na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue.

-O tratamento exige o uso diário de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose no sangue.

????DIABETES tipo 2

- O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

???? DIABETES LATENTE AUTOIMUNE DO ADULTO (LADA):

- Atinge basicamente os adultos e representa um agravamento do diabetes tipo 2. Resulta da evolução de um processo autoimune do organismo, que começa a atacar as células do pâncreas.

????PR?-DIABETES

- Ocorre quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas ainda não estão elevados o suficiente para caracterizar um Diabetes Tipo 1 ou Tipo 2.

- É um sinal de alerta do corpo, que normalmente aparece em obesos, hipertensos e/ou pessoas com alterações nos lipídios. Tem grande importância por ser a única etapa do diabetes que ainda pode ser revertida.

-Apesar que, 50% dos pacientes com pré-diabetes, mesmo com as devidas orientações médicas, desenvolvem a doença.

???? DIABETES GESTACIONAL

- Ocorre temporariamente durante a gravidez. A glicose no sangue se eleva mas, abaixo do valor para ser tipificada como diabetes tipo 2.

- Afeta de 2 a 4% das gestantes, por isso elas devem fazer o teste de glicose, regularmente, durante o pré-natal. O diagnóstico indica risco maior de complicações durante a gravidez e parto e, de desenvolvimento posterior de diabetes na mãe e no bebê.

????Sintomas mais comuns

-Fome frequente;

-Sede constante;

-Vontade de urinar diversas vezes ao dia;

-Perda de peso;

-Fraqueza;

-Fadiga;

-Mudanças de humor;

-Náusea e vômitos;

-Formigamento nos pés e mãos;

-Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;

-Feridas que demoram para cicatrizar.

???? COMPLICAÇÕES DA DIABETES

O diabetes, quando não tratado corretamente, pode apresentar diversas complicações tais como:

???? NEUROPATIA DIABÉTICA

- ? a complicação crônica mais comum e mais incapacitante do diabetes. ? responsável por cerca de dois terços das amputações não-traumáticas (não causadas por acidentes e fatores externos).

- A glicemia (taxa de açúcar) alta provoca danos aos nervos periféricos (neurônios) que carregam as informações que saem do cérebro e da medula espinhal para o resto do corpo. Pode afetar um único nervo, um grupo de nervos ou nervos no corpo inteiro e, costuma vir acompanhada da diminuição da energia, da mobilidade, da satisfação com a vida e do envolvimento com as atividades sociais.

???? DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA

- Lesão nos vasos sanguíneos que reduz o fluxo de sangue para os pés. Esse quadro associado a Neuropatia diabética resulta em úlceras e infecções, que podem levar à amputação. No entanto essa complicação pode ser evitada pelo diabético com o uso de calçados adequados, mantendo os pés cuidados, fazendo controle médico e evitando fumar (O fumo agrava as lesões nos vasos sanguíneos).

????DOENÇA RENAL

- O diabetes pode provocar danos aos rins, afetando sua capacidade de filtragem. O aparecimento da doença renal depende de fatores genéticos, descontrole da taxa de açúcar e da pressão arterial.

- Quando a doença renal é diagnosticada nas primeiras perdas de proteína (microalbuminúria) diversos tratamentos podem evitar o agravamento.

- Mas se isso o ocorre mais tarde (macroalbuminúria) a complicação é chamada de doença renal terminal. Assim, os rins vão perdendo a capacidade de filtragem e os resíduos começam a acumular-se no sangue até o colapso. Nessa fase o diabético vai precisar de um transplante ou de sessões regulares de hemodiálise.

????PROBLEMAS NOS OLHOS

- O descontrole nas taxas de glicemia, pode provocar também problemas oculares ou até cegueira. No caso do GLAUCOMA (aumento da pressão dos olhos) os diabéticos têm 40% mais chance de desenvolver. Já a CATARATA são 60%, e geralmente ela chega mais cedo e progride mais rápido. A RETINOPATIA DIABÉTICA (complicações na retina) também é muito frequente.

????PELE MAIS SENSÍVEL

- Quem tem diabetes tem mais chance de ter pele seca, coceira e infecções por fungos e/ou bactérias, uma vez que a hiperglicemia favorece a desidratação – a glicose em excesso rouba água do corpo.

????ALTERAÇÃO DE HUMOR, ANSIEDADE E DEPRESSÃO

- O mental e o emocional podem ser afetados com o diagnóstico de doenças crônicas, como o diabetes.

- A causa dos transtornos de ansiedade em portadores de diabetes ainda é desconhecida. Provavelmente é o resultado da interação entre fatores psicológicos, físicos e genéticos. Qualquer que seja a causa, pode afetar negativamente o controle do diabetes.

???? PROBLEMAS SEXUAIS

- Devido as lesões nos nervos e vasos que altas taxas de glicose provocam, o diabético pode ter problemas sexuais tais como: disfunção erétil e problemas de ejaculação. Nas mulheres ocorre uma maior propensão à infecções genitais.

???? PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Acompamhamos nos posts anteriores as diversas formas e tipos diferentes que o DIABETES MELLITUS pode apresentar. Vimos também que o diabetes sem controle com altas taxas da glicose (açúcar) no sangue causa complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins, nos nervos e, em casos mais graves, pode levar à morte.

???? De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

????Independente do caso, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento.

????O tratamento pode variar dependendo do estágio da doença. Vai desde mudanças de hábito na alimentação até o uso de medicamentos que controlam as taxas da glicose, associados ou não à insulina. A colaboração e adesão do paciente ao tratamento é primordial para evitar as complicações.

????Baseado nos fatores de risco para desenvolver o Diabetes, a PREVENÇÃO antes da doença se instalar torna-se um fator primordial. A melhor forma de prevenir é cultivar hábitos saudáveis, como:

- Manter uma alimentação saudável baseada em carnes magras, verduras, legumes, fibras e frutas,

- Reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras,

- Evitar o consumo de álcool,

- Parar de fumar,

- Praticar exercícios físicos regularmente, (pelo menos 30 minutos todos os dias),

- Manter o peso corporal,

- Controlar a pressão arterial,

- Manter baixas as taxas de colesterol e triglicérides e

- Fazer controle da glicemia, que deve ser mais rigoroso se tiver parentes próximos com histórico de diabetes.

 

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial contra a Hanseníase e no dia 31 de janeiro é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, data instituída em 2.009.

???? O Brasil ocupa o 2° lugar mundial em número de casos de hanseníase, perdendo apenas para a Índia. Na última década, foram registrados cerca de 30 mil casos novos por ano no Brasil.

???? A hanseníase, conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, e foi identificada no ano de 1873 pelo cientista Armauer Hansen. É uma das doenças mais antigas, com registro de casos há mais de 4000 anos, na China, Egito e Índia.

???? A doença tem cura mas, pode deixar sequelas como incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado.

????Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Além da pele, pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos.

???? A orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde assim que perceberem o aparecimento de manchas, de qualquer cor, em qualquer parte do corpo, principalmente se a área apresentar diminuição de sensibilidade ao calor e ao toque, e também quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família.

???? O tratamento é gratuito, fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), varia de seis meses a um ano e é eficaz na cura. O paciente pára de transmitir a doença imediatamente após o início do tratamento.

???? A melhor forma de prevenção é o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, assim como o exame clínico e a indicação de vacina BCG para melhorar a resposta imunológica dos contatos do paciente. Desta forma, a cadeia de transmissão da doença pode ser interrompida.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br

https://agenciabrasil.ebc.com.br/

????Faça seu exame em uma de nossas unidades:

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

99983.5464

Fevereiro laranja alerta para combate e cuidados com a leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos no sangue e que pode ser curada em alguns casos por meio de tratamento quimioterápico. A taxa de mortalidade por essa doença ainda é alta no país, segundo dados da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), mais de 60 mil pessoas vieram à óbito entre 2007 e 2016. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer é que surjam mais de 10 mil novos casos por ano. Por isso, para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, a campanha Fevereiro Laranja surgiu.

????Existem mais de 12 tipos de leucemia, sendo que os quatro mais frequentes são leucemia mieloide aguda (LMA), leucemia mieloide crônica (LMC), leucemia linfocítica aguda (LLA) e leucemia linfocítica crônica.

- Sanando algumas dúvidas:

????O que é leucemia?

É um tipo de câncer que acomete a medula óssea, responsável pela fabricação das células sanguíneas. A doença ocorre quando uma dessas células não atinge a maturidade e sofre uma mutação, transformando-a em células cancerosas, que substituem as saudáveis.

????Existem fatores de risco?

Ainda não se sabe o que causa a leucemia, porém, existe a suspeita de associação entre alguns hábitos e determinados fatores ao risco de desenvolver a doença, como tabagismo, benzeno, a idade avançada e irradiação iônica.

????Quais são os sintomas?

Depende de cada tipo. Na aguda, por exemplo, os principais sintomas são mal-estar, fraqueza, sangramento e vômito. Já na crônica, a ausência de sintomas pode prevalecer por bastante tempo.

????Quais são os tratamentos indicados?

Depende do tipo de leucemia que o paciente tem. Vai desde o acompanhamento médico, passando pelo uso de medicamentos e outras terapias. Em casos mais graves de alguns tipos de leucemia é necessário fazer o transplante de medula óssea.

O tratamento quimioterápico reduz a imunidade do paciente, por isso ele segue cuidados especiais.

???? Como não existe uma prevenção específica, o DIAGNÓSTICO PRECOCE se torna fundamental para aumentar consideravelmente as chances de cura da leucemia.

????Procure seu médico e leve seus exames para fazer em uma de nossas unidades:

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

99983.5464

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

Fonte: https://www.h9j.com.br/saude

Os exames de Análises clínicas permitem observar indicadores e valores referentes a substâncias presentes em nosso organismo. Por meio dos dados obtidos nos exames é possível entender melhor como está a saúde de um indivíduo, bem como indicar um tratamento caso alguma patologia seja diagnosticada.

Na prática médica, muitas vezes os sintomas manifestados pelo paciente são suficientes para permitir um diagnóstico. Os exames laboratoriais, porém, são de suma importância para identificar o grau de acometimento, bem como realizar o acompanhamento do quadro.

Além disso, os exames complementares também podem ser determinantes na escolha do tratamento e até mesmo na descoberta de alguma condição que não esteja claramente manifestada. 

Portanto, seja pelo sangue, seja pelas fezes, seja pela urina, as análises clínicas são essenciais para a adequada assistência médica.

Nesse contexto, a realização periódica dos exames de rotina funciona como uma boa estratégia de saúde preventiva, buscando detectar alterações no funcionamento do organismo antes mesmo que qualquer problema ou doença possa se manifestar.

Abaixo listamos alguns exames de rotina mais comuns:
Hemograma completo
Exame de urina
Parasitológico de fezes
Glicemia de jejum (glicose)
Lipidograma 
PCCU (Mulheres)
PSA ( Homens)
Ureia e Creatina
TGO e TGP

Volte ao nosso feed e veja em postagens anteriores conteúdos sobre alguns desse exames.

Procure seu médico e em uma nossas unidades faça seus  exame de rotina:
Araguatins: (63) 99972.7522
                      (63) 3474.3037
Augustinopolis: 3456.1418
                       (63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
                          99983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

#examesderotina #analisesclinicas
#laboratorioaraguaia #checkup
#exameslaboratoriais

Dúvidas sobre exames e curiosidades

O Exame de urina é também chamado de sumário de urina, urina simples, EAS (elementos anormais da sedimentoscopia) e outros. É o teste que analisa características físicas, químicas e microscópicas desse fluido corporal. 

O médico pode solicitar o exame de urina para fazer uma avaliação de rotina ou para confirmar ou descartar o diagnóstico de possíveis doenças. Seu resultado possibilita avaliar o sistema urinário e/ou investigar diversos tipos de alteração no organismo.

A urina é formada a partir da filtragem do sangue pelos rins. Quando se diz filtração, isso significa que alguns componentes ficam retidos para permanecerem no organismo, e outros continuam no meio líquido que constituirá a urina. Ela é armazenada na bexiga e por meio da micção, acontece sua eliminação levando resíduos e toxinas do organismo. 

Assim, qualquer alteração nas características da urina fornece pistas muito importantes sobre possíveis desequilíbrios no corpo todo.  Por isso o exame de urina é tão importante e está sempre entre os mais pedidos pelos médicos junto com o hemograma. 

Mas, embora pareça simples, somente o médico poderá interpretá-lo e correlacionar seus achados com os sintomas do paciente, seja para fornecer o diagnóstico ou avaliar o sucesso de um tratamento.

Em uma de nossas unidades você atualiza seus  exame de rotina:
Araguatins: (63) 99972.7522
                      (63) 3474.3037
Augustinopolis: 3456.1418
                       (63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
                          99983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

O exame Lipidograma é solicitado com o objetivo de avaliar os níveis de gordura (lipídios) no sangue, auxiliando na identificação de problemas metabólicos e diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares. O acúmulo de gordura nas artérias pode causar infartos e derrames (AVC) que são muito prevalentes no Brasil e podem levar ao óbito.

O lipidograma completo, também chamado de colesterol total e frações ou ainda de perfil lipídico é um exame que mede a quantidade exata de lipídios circulantes(LDL, HDL, VLDL, triglicerídeos e colesterol total):
LDL (lipoproteína de baixa densidade): conhecido popularmente como colesterol ruim, o LDL atua transportando partículas de colesterol presente no fígado para outras áreas, como as artérias. 
HDL (lipoproteína de alta densidade): também chamado de colesterol bom, tem como função retirar substâncias gordurosas das células e encaminhá-las para o fígado, onde serão metabolizadas e eliminadas do organismo.
VLDL (lipoproteína de densidade muito baixa): considerado também um colesterol ruim,  transporta moléculas de gordura para as paredes das artérias e aumenta as chances de ocorrer arteriosclerose e outras doenças cardíacas. 
TRIGLICERÍDEOS: gorduras que servem como fontes de energia para o organismo.
COLESTEROL TOTAL: é essencial ao funcionamento do organismo. Trata-se do valor que corresponde à soma das taxas de LDL, HDL, VLDL que estão em circulação.

Não há sintomas quando as taxas de gorduras estão altas. É preciso fazer um acompanhamento médico regular e manter os exames em dia. Além disso, a receita para manter uma boa saúde do coração inclui um ritmo de vida saudável que passa pela alimentação, rotina de exercícios físicos, redução do estresse e de hábitos prejudiciais, como o cigarro. A critério médico pode ser indicado uso de medicamento.

Procure uma de nossas unidades e mantenha em dia seus exames:
Araguatins: (63) 99972.7522
 (63) 3474.3037
Augustinopolis: 3456.1418
 (63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
  99983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br
#lipidograma #laboratorioaraguaia
#analisesclinicas

Os dois testes para a COVID 19 usam o mesmo tipo de coleta de swab de orofaringe, mas têm diferenças:

TESTE PESQUISA DE ANTIGENO - é um teste que pesquisa porções do vírus (proteínas) pelo método imunocromatográfico, mesmo utilizado para teste rápido.
O resultado sai em menos de uma hora. O anticorpo monoclonal dentro do tubo encontra proteínas do vírus no swab do paciente e a reação demora uns 15 minutos para acontecer. O resultado é expresso em um visor, semelhante aos dos testes de gravidez, são dois tracinhos. Um deles é o controle indicando que o teste está sendo realizado com sucesso, e o segundo, quando aparece, anuncia que o resultado é positivo.

TESTE MOLECULAR (RT-PCR) é considerado o teste mais indicado pelas autoridades de saude.  Busca detectar o RNA (material genético) do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase(PCR)
Detecta a presença do vírus na fase aguda da infecção, embora detecte também, ainda que com menor precisão, nas fases assintomáticas e pré-sintomáticas.
Nesta modalidade de teste, o resultado geralmente leva em torno de 24 horas para sair e deve ser realizado, preferencialmente, entre o segundo e o nono dia de sintomas. Se feito muito precocemente ou tardiamente, podemos não ter o material genético do vírus e resultar no que chamamos de falso negativo.

Tanto o TESTE PESQUISA DE ANTIGENO como RT-PCR detectam infecção ativa e atual do novo coronavírus. Ao contrário da sorologia que detecta a formação de anticorpos que permanecem no sangue após a remissão da fase aguda da doença.
A desvantagem dos dois testes é o uso desconfortável do swab para coleta de secreção do fundo do nariz e garganta (orofaringe).

Como o RT-PCR detecta porções do material genérico (RNA) do vírus,  ele se torna mais preciso que o TESTE PESQUISA DE ANTIGENO.

Procure uma de nossas unidades e faça seu exame:
Araguatins: (63) 99972.7522
                      (63) 3474.3037
Augustinopolis: 3456.1418
                       (63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
                          99983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

O Hemograma é utilizado para o diagnóstico de várias doenças, incluindo anemia, infecções e leucemia.
No sangue circulam três tipos básicos de células produzidas na medula óssea e estudadas através do hemograma:
1.Hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos).2.Leucócitos (glóbulos brancos). 3. Plaquetas.

De acordo com as células o exame  é dividido em três partes:
????Parte 1 - ERITROGRAMA-  é o estudo dos glóbulos vermelhos. É através da avaliação dele que podemos saber se um paciente tem anemia, por exemplo.
????Parte 2 - LEUCOGRAMA-
 é a parte do hemograma que avalia os glóbulos brancos. Eles são as células de defesa responsáveis por combater agentes invasores e subdividem em diferentes células, com diferentes funções no sistema imune. Alguns leucócitos atacam diretamente o invasor, outros produzem anticorpos e alguns apenas fazem a identificação do microrganismo invasor.
Quando notamos aumento ou redução dos valores dos leucócitos é importante ver qual das seis linhagens é responsável por essa alteração, que pode acontecer nos processos infecciosos,  em leucemias e inúmeras outras causas.
????Parte 3 - PLAQUETOGRAMA -
As plaquetas são fragmentos de células responsáveis pelo início do processo de coagulação. Quando um tecido de qualquer vaso sanguíneo é lesado, o organismo rapidamente encaminha as plaquetas ao local da lesão, elas se agrupam e formam um trombo ( rolha ou tampão) que imediatamente estanca o sangramento. Graças à ação das plaquetas, ocorre o reparo dos tecidos lesados sem que haja muita perda de sangue.A avaliação das plaquetas é importante antes de cirurgias, na investigação dos quadros de hemorragia, etc.
Não é necessário fazer nenhum preparo para coleta do hemograma nem suspender medicamento, basta informar o uso na hora do cadastro.
Consulte sempre seu médico. Nenhum exame pode ser avaliado sem a correlação  com as condições clínicas do paciente.
____________________________________
????Leve seus exames a uma de nossas unidades:
Araguatins: (63) 99972.7522
                      (63) 3474.3037
Augustinopolis: 3456.1418
                       (63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
                    www.laboratorioaraguaia.com.br

Simples, seguro e não invasivo, a Sexagem Fetal pode revelar o sexo do bebê semanas antes dos exames tradicionais.

O método mais comum para determinar o sexo do bebê é a ultrassonografia, que visualiza os genitais já desenvolvidos – o que acontece apenas a partir da 12ª semana de gestação; se o bebê estiver em posição favorável à visualização.

A Sexagem fetal permite aos pais conhecerem o sexo do bebê com quase 100% de precisão logo no início da gravidez, a partir da 8ª semana de gestação.

Quando a mulher engravida, fragmentos do DNA do bebê atravessam a placenta e passam a circular na corrente sanguínea da mãe. Um fragmento do DNA do bebê é ampliado milhões de vezes em busca do cromossomo Y (que designa o sexo masculino). Se o cromossomo Y for encontrado, o bebê é menino; se não, é uma menina.

E o melhor, o exame é realizado com uma simples amostra de sangue, coletada do braço da futura mamãe.

As unidade Laboratório Araguaia oferecem o exame de Sexagem Fetal em parceria com Laboratório Hermes Pardini. Que tal agendar hoje mesmo e acabar de vez com a curiosidade?

???? Nossas unidades:
Araguatins: (63) 99972.7522
                      (63) 3474.3037
Augustinopolis: 3456.1418
                       (63) 99999.1418
Xambioá: (63) 3473.2280
                          99983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

#laboratorioaraguaia #sexagemfetal #análisesclínicas #laboratório #laboratorioclinico #exameslaboratoriais #araguatins #xambioá #augustinópolis

 

O exame toxicológico é obrigatório não apenas na obtenção, renovação e alteração de categoria da CNH, conforme determinava a Lei 13.103, deve ser feito também a cada 2 anos e meio de validade da carteira. Ele também abrange os casos de admissão/periódico/demissão dos empregados CLT.

???? O exame toxicológico detecta o consumo de drogas e alguns medicamentos considerados de abuso no organismo, e são exigidos – obrigatoriamente – para transportadoras de carga, passageiro em geral e motoristas profissionais (categorias C, D e E).

???? Portanto, o exame toxicológico visa assegurar condições adequadas de trabalho a esses profissionais e aumentar a segurança nas estradas, para todos que trafegam nas vias brasileiras.

???? Mantenha sua CNH categoria C, D e E regularizada, venha fazer seu exame tóxicológico em uma de nossas unidades.
_________________________________________________

????Araguatins: (63) 99972.7522
(63) 3474.3037
????Augustinopolis: 3456.1418
(63) 99999.1418
????Xambioá: (63) 3473.2280
99983.5464
Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

 

SINTOMAS: Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

????PRINCIPAIS CAUSAS:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Assim como o consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença.

????A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares e prática de atividade física.

????As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

????Prevenção e controle:

– manter o peso adequado,

– não abusar do sal,

– praticar atividade física regular;

– aproveitar momentos de lazer;

– abandonar o fumo;

– moderar o consumo de álcool;

– evitar alimentos gordurosos;

– controlar o diabetes.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br

__________________________________________________

????Araguatins:(63) 3474.3037

(63) 99972.7522. whatsapp

????Augustinopolis: (63) 3456.1418

(63) 99999.1418 whatsapp

????Xambioá: (63) 3473.2280

(63) 99983.5464 whatsapp

Site www.laboratorioaraguaia.com.br

#dianacionaldeprevencaodahipertensao #laboratorioaraguaia

O exame de creatinina é destinado ao estudo do bom funcionamento dos rins, visto que quando há disfunções nestes órgãos, há alterações nessa dosagem.

???? O exame é indicado para pessoas do grupo de risco para doenças renais: hipertensos, diabéticos, pessoas com histórico de doença renal na família, que usem anti-inflamatórios cronicamente, que tenham anemia, edemas, doenças cardíacas ou infecção urinária frequente. Além disto, obesos e fumantes.

???? A insuficiência renal crônica é uma doença silenciosa, especialmente porque não causa dor renal, por isso a prevenção e diagnóstico precoce são tão importante. Em casos mais avançados, os pacientes renais crônicos podem evoluir para a diálise e transplante renal.

__________________________________________________

CONSULTE SEMPRE SEU MÉDICO E PASSE EM UMA DE NOSSAS UNIDADES PARA FAZER SEUS EXAMES DE CHECKUP RENAL :

????Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

????Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

????Xambioá: (63) 3473.2280

99983.5464

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

#laboratorioaraguaia #DIADORIM #analisesclinicas #DOENÇARENAL

#DRC #araguatins #xambioa #augustinopolis

O D-Dímero consiste em um produto de degradação da fibrina (proteína que constitui o coágulo sanguíneo). Um marcador de que o corpo está em processo de produção e degradação elevada de fibrina, com coágulos pequenos sendo formados e destruídos em taxas elevadas. Após a ativação da fibrina para compor o tampão plaquetário (coágulo) ocorre a liberação de produtos de degradação no sangue.

????O aumento dos níveis de D-Dïmero está principalmente relacionado com o risco aumentado de trombose venosa profunda (TVP) e tromboembolismo pulmonar (TEP). Outras situações que podem levar ao aumento do D-dímero são:

??Coagulação intravascular disseminada;

??Após grandes cirurgias e grandes traumas;

??Durante a gravidez;

??Doenças cardíacas, renais ou hepáticas;

??Inflamações;

??Uso de anticoagulantes;

??Alguns tipos de câncer;

??COVID-19, em alguns casos.

????O D-Dímero teve maior destaque com o início da pandemia do Novo Coronavírus, pois percebeu-se que a Covid-19 não era uma doença homogênea e com acometimento pulmonar isolado. Tratava-se de uma doença sistêmica, uma síndrome com forte componente inflamatório vascular. Uma espécie de vasculite generalizada que foi recentemente comprovada em estudo publicado pela revista Circulation.

????Lembramos que o resultado do D-Dímero deve ser avaliado pelo médico associado ao resultado de outros exames que ajudem a identificar a causa do aumento desse marcador. Fatores como o histórico de saúde da pessoa e a presença de sintomas também são essenciais.

????Procure seu médico e traga seus exames em uma de nossas unidades.

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

99983.5464

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

A creatinina e a ureia são substâncias presentes no sangue podendo ser dosadas numa pequena amostra sanguínea ou na urina. Essas duas dosagens são indicadas sempre que houver suspeita de alguma disfunção nos rins.

????A creatinina provém a partir da digestão das proteínas provenientes da alimentação. No metabolismo das proteínas é produzida no fígado a creatina fosfato, posteriormente armazenada nos músculos como fonte de energia. Essa reação gera uma espécie de lixo metabólico, chamado de creatinina que deverá ser eliminada através da urina.

????A ureia é também produzida a partir da metabolização de proteínas e, assim como a creatinina, deve ser eliminada pelos rins. O exame de creatinina e ureia é destinado ao estudo do bom funcionamento dos rins, visto que quando há disfunções nestes órgãos, há alterações nos índices das substâncias em questão.

????Esses dois exames são indicados para pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes, que tenham mais de 50 anos, histórico de doença renal na família, que usem anti-inflamatórios cronicamente, que tenham anemia, edemas, doenças cardíacas ou infecção urinária frequente. Além disto, obesos e fumantes devem ter atenção, pois estão também enquadrados no grupo de risco para doenças renais.

????A insuficiência renal crônica é uma doença silenciosa, especialmente porque não causa dor renal. Entretanto, entre os sintomas típicos estão fraqueza, anemia, náuseas, palidez da pele, inchaços pelo corpo e pressão alta, já nas fases mais avançadas da doença. Em casos mais avançados, os pacientes devem se submeter à diálise e também são candidatos ao transplante renal.

____________________________________

????Faça seus exames em uma de nossas unidades.

Araguatins: (63) 99972.7522

(63) 3474.3037

Augustinopolis: 3456.1418

(63) 99999.1418

Xambioá: (63) 3473.2280

99983.5464

Site: www.laboratorioaraguaia.com.br

#laboratorioaraguaia #analisesclinicas #exameslaboratorias #funçãorenal